8 de ago de 2008

“Navigare necesse; vivere non est necesse”


O navio, Salvador Dali

"As armas e os barões assinalados,/Que da ocidental praia lusitana,/Por mares nunca de antes navegados,/passaram ainda além da Taprobana,/Em perigos e guerras esforçados/Mais do que prometia a força humana,/E entregue remota edificaram/Novo reino, que tanto sublimaram;//E também as memórias gloriosas/Daqueles Reis que foram dilatando/A Fé, o Império, e as terras viciosas/De África e de Ásia andaram devastando,/E aqueles que por obras valerosas/Se vão da lei da Morte libertando/Cantando espalharei por toda a parte/Se a tanto me ajudar o engenho e arte."

Luís de Camões,

Os Lusíadas (1572)
Canto I, 1-2

14 comentários:

Aquele que anda no Vidro disse...

tanto a pntura quanto o poema são bonitos^^
Só acho que Salvador Dali e Camões apresentam temas diferentes, embora pareçam ambos com navio^^

gosto de Dali, principalmente pela loucura nas entrelinhas ao qual chamamos de arte.

Cada um tem a sua loucura, e se é bela, se chama arte, senão, perdição^^

abraços.

Caio Rudá disse...

Ui, pegou pesado agora...
Nunca li Camarões.

nanaxinha_dk disse...

adorei seu blog :D

Georgio Rios disse...

Cara assim é que se manda ver.Juntar subversão e classicos numa so tigela.Boa sopa de letras...

Gonzo Laranja disse...

Camões... delirante Camões...
adorei, tu conseguiu juntar figura "clássica" da pintura com versos dos mais belos do mundo... Camões... delirante Camões...

um abraço

www.gonzolaranja.blogspot.com

não deixe de me visitar

Google disse...

Magnificos!!!
Belo texto.

Paulo Henrique disse...

Bom a professora torrou a paciencia passando sobre os lusiadas o,O
mas é muito bacana
mas que foi estressante foi !
http://frango-de-bigode.blogspot.com/

Fernanda Santiago Valente disse...

Quanta mistura...
mas gostei;-)

Karla Hack disse...

Camões.. sempre uma ba pedida!
Adoroooo este quadro de Salvador Dalí, hipnotizante!
respondendo ao seu comentário lá no meu blog..
O eu lírico.. bem.. sou eu mesmo, não é imaginário!

;D

bjus

Cleidemar disse...

durante seculos a ganacia de reis se propuseram a trazer novos mundos!!

camões trata isso no poema em entrelinhas!!apesar de ele receber muito dinheiro do rei pra contar os grandes feitos dos lusitanos.

e dali...bom dali não era louco...era genio...incompreendido por alguns até hj...
passa lá

http://blogdocleidemar.blogspot.com/

Creat - Gustavo Ribeiro disse...

Eu amo Salvador Dali, meu trabalho é inspirado baseado e influenciado por ele.

João Marcos disse...

Muito bom o texto.Mas nunca vi ninguém que tivesse lido inteiro!
Parabéns pelo blog!

http://clicktudonet.blogspot.com

Morgana e Marcelle disse...

Boa mistura,
Camões...
Ahh minhas aulas de literatura x]
O quadro de Salvador Dali é muito bonito também,
boa mistura viu? ^^

abraço,

www.celleemoor.blogspot.com

Fernando disse...

Gostei da pintura, mais do que do poema, porque não sou muito chegado em poemas.